Xarope de Flor de Sabugueiro


O final da primavera marca o surgimento das flores do sabugueiro, e com o calor da manhã a convidar a um passeio, é a desculpa perfeita para colher algumas delas na zona subjacente da magnífica serra de Sintra.
O sabugueiro é uma espécie nativa da Europa e, para nossa sorte, encontra-se muito facilmente em várias zonas de Sintra onde existem cursos de água. Na nossa vila os arbustos e árvores crescem sem a intervenção do homem, já que a maioria das pessoas não as sabe identificar nem quais sãos as propriedades do sabugueiro.
Com um sabor suave e frutado, o xarope cor de marfim é óptimo por si só diluído em água, mas também pode ser utilizado para misturar com água com gás, para fazer uma deliciosa e refrescante limonada ou mesmo para fazer um cremoso gelado. Além do fantástico sabor, o sabugueiro tem propriedades anti-inflamatórios.
Com um sabor suave e frutado, o xarope cor de marfim é óptimo por si só diluído em água




Ingredientes
- 10 cabeças de Flores de Sabugueiro
- 1kg de açúcar
- 1,200 ml de água
- 2 limões
Preparação
O primeiro passo é colher algumas das flores, cortando com uma tesoura o caule junto à base do corimbo. Isto porque apenas as flores e as bagas do sabugueiro são seguras para consumo. Devem ser cortados apenas os corimbos onde as flores estejam completamente abertas. É também importante recolher flores de vários arbustos, de forma a assegurar a continuidade da espécie naquele local e dos vários insectos, como as abelhas.
O próximo passo, ao chegar a casa, é lavar e separar gentilmente as flores.



Depois, num tacho, adicione o açúcar e a água e deixe ferver até o açúcar estar dissolvido.
Numa tigela grande de vidro, coloque as flores e as rodelas de limão. Depois cubra as flores com o xarope e envolva bem.
Tape a tigela e deixe repousar num local fresco longe da luz solar durante três dias, mexendo a mistura todos os dias.
Ao fim desse período, escorra o xarope através de um pano de cozinha para um tacho e ferva-o.
Depois distribua-o por vários frascos, previamente fervidos, de forma a conservar hermeticamente. Desta forma é possível guardar o xarope durante vários meses.
No final, nada melhor do que comemorar a chegada daquelas noites de calor com uma bebida de sabugueiro bem gelada.
