Panquecas Vegan

Desde pequenos, graças às muitas séries e filmes americanos, fazem parte do nosso imaginário os pequenos almoços em família onde as panquecas não podiam faltar à mesa.

Na nossa cultura é quase impensável acordar de manhã e perder tempo a fazer uma refeição cozinhada quando o normal é beber uma bica e comer uma sandes ou um pastel de nata.

O bom de ter casa própria é que podemos abandonar as tradições e criar as nossas próprias rotinas. Há poucas coisas melhores do que acordar com o cheiro de panquecas acabadas de fazer ainda quentinhas. Melhor ainda quando não é necessário utilizar produtos derivados de animais.

Pode parecer que não, mas fazer panquecas é muito mais fácil do que parece, e além disso bastante rápido também. Basta juntar todos os ingredientes numa tigela e mexer muito bem até se obter uma massa uniforme.

Por não ser necessário utilizar ovos, esta receita requer alguma preparação prévia. A farinha de linhaça é o ingrediente mágico que vai substituir as claras em castelo e fazer com que as panquecas fiquem fofinhas.

Basta adicionar uma colher de sopa num recipiente e juntar duas colheres de água. Depois disso basta esperar, pelo menos, vinte minutos. Ao fim desse tempo, a mistura irá transformar-se numa gelatina, muito à semelhança do que acontece com as sementes de chia.

Para substituir o leite usamos uma bebida vegetal. Nós preferimos usar leite de aveia por conferir uma sabor mais doce e suave, mas podem usar a bebida que preferirem.

Para servir, desta vez optámos por amoras silvestres que apanhámos na nossa caminhada do fim de semana e xarope de acer em abundância, porque somos gulosos.

Há poucas coisas melhores do que acordar com o cheiro de panquecas acabadas de fazer ainda quentinhas

Ingredientes

  • 250gr farinha
  • 250ml leite de aveia
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de agave
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 colher de chá de sal

Preparação

Previamente, deitar uma colher de sopa de farinha de linhaça num recipiente e juntar duas colheres de água. Deixar repousar pelo menos durante vinte minutos até ser formada uma gelatina.

Deixe uma frigideira ao lume a uma temperatura média / alta.

Numa tigela adicionar a farinha e o leite aos poucos, de forma alternada, para os dois ingredientes ficarem bem misturados. Utilize uma vara de arames para bater a massa.

Junte o açúcar, o xarope de agave, o sal e o azeite. Misture os ingredientes.

Por fim, adicione a gelatina de linhaça e envolva tudo mais uma vez.

Com uma concha, retire um pouco de massa e coloque na frigideira.

Quando a panqueca começar a ficar com bolhas, vire-a com a ajuda de uma espátula para cozinhar do lado oposto.

Ao fim de alguns segundos verifique se já está cozinhada. Deverá ter uma cor dourada.

Retire-a da frigideira e repita o processo. Por fim, sirva-as com xarope de acer.

Panquecas Vegan
Panquecas Vegan
Panquecas Vegan
Panquecas Vegan

Fica a par de todas as novidades, uma vez por mês!

Segue-nos

Fica a par das publicações mais recentes nas redes sociais!

The Cookies help us improve your user experience. By using our services you are accepting the use of Cookies and agreeing with our policy.